Coworking para advogados pode parecer algo estranho a primeira vista. Afinal, quando se pensa nesse tipo de ambiente é normal associarmos a profissões mais “descoladas”, como arquitetos, designer, publicitários, etc.

Mas o coworking pode ser uma ótima alternativa também para os advogados, já que cria diversas novas possibilidades para esses profissionais.

Não por acaso, o número de advogados que procuram um espaço de coworking não para de subir. Conforme o censo realizado pela Coworking Brasil antes da pandemia, os advogados já correspondiam a 38% dos profissionais que utilizam os espaços compartilhados no Brasil.

Mas por que cada dia mais advogados procuram os espaços de coworking? A gente te mostra neste novo artigo. Acompanhe!

O exercício da advocacia em coworking

Ao contrário do que alguns pensam, o exercício da advocacia é permitido em lei.

Lei n.º 14.365/22 promoveu muitas alterações no Estatuto da Advocacia, entre elas a inclusão do artigo 15, §12, que passou a vigorar da seguinte forma:

  • 12. A sociedade de advogados e a sociedade unipessoal de advocacia podem ter como sede, filial ou local de trabalho espaço de uso individual ou compartilhado com outros escritórios de advocacia ou empresas, desde que respeitadas as hipóteses de sigilo previstas nesta Lei e no Código de Ética e Disciplina.

Já com relação à publicidade, o Provimento n.º 205/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil, assim declara no § único do seu artigo 8º:

Parágrafo único. Não caracteriza infração ético-disciplinar o exercício da advocacia em locais compartilhados (coworking), sendo vedada a divulgação da atividade de advocacia em conjunto com qualquer outra ou atividade de empresa que compartilhem o mesmo espaço, ressalvada a possibilidade de afixação de placa indicativa no espaço físico em que se desenvolve a advocacia e veiculação da informação de que a atividade profissional é desenvolvida em local de coworking.

Os benefícios do coworking para advogados

O coworking para advogados pode oferecer diversos benefícios, tornando-se uma opção interessante para profissionais da área.

Abaixo alguns dos principais benefícios:

1. Redução de custos

Alugar um espaço em um escritório de advocacia tradicional pode ser caro, especialmente quando se trata de advogados iniciantes ou autônomos.

Porém, no coworking é possível compartilhar os custos de aluguel, manutenção e serviços, tornando-o mais acessível.

2. Flexibilidade

Muitos espaços de coworking oferecem opções de aluguel flexíveis, como aluguel por hora, dia ou mês.

Dessa forma, os advogados podem escolher a quantidade de tempo que desejam passar no espaço segundo as suas necessidades.

3. Networking

Os espaços de coworking geralmente reúnem profissionais de diversas áreas e isso cria oportunidades para networking e colaboração com outros advogados e profissionais.

Ou seja, novos clientes, parcerias comerciais e oportunidades de aprendizado.

4. Infraestrutura profissional

Espaços de coworking oferecem uma infraestrutura de alta qualidade, incluindo salas de reunião bem equipadas, acesso à internet de alta velocidade, impressoras e scanners.

Portanto, tudo que é essencial para a prática jurídica você encontra no coworking.

5. Ambiente de trabalho produtivo

Outro ponto importante é que os espaços de coworking são geralmente projetados para serem ambientes de trabalho inspiradores e produtivos. E isso, por sua vez, pode aumentar a motivação e a eficiência dos advogados.

6. Localização estratégica

Espaços de coworking costumam estar localizados em áreas centrais das cidades, proporcionando fácil acesso a tribunais, escritórios de clientes e outros locais importantes para os advogados.

7. Apoio administrativo

Você encontra no coworking todos os serviços de apoio administrativo que você precisa, tais como:

  • recepção de chamadas;
  • recepção de correspondência;
  • recepção de clientes e convidados;
  • serviços de secretariado.

Assim, o advogado pode se concentrar no que realmente importa: as atividades jurídicas.

8. Comunidade profissional

Fazer parte de uma comunidade de coworking pode ajudar os advogados a se sentirem parte de uma comunidade profissional.

Isso é especialmente valioso para profissionais autônomos ou independentes.

9. Teste de mercado

Por fim, para advogados que estão considerando abrir seu próprio escritório, o coworking pode ser uma maneira de testar o mercado e a viabilidade do negócio antes de investir em um espaço de escritório permanente.

Escolhendo um bom espaço de coworking para advogados

Se você é advogado e gostou da ideia de trabalhar em um coworking na cidade de Guarulhos, conheça o Maia Coworking em Guarulhos.

Não importa se é para receber clientes, fazer reuniões com sua equipe ou trabalhar sozinho, aqui você encontra a melhor infraestrutura para a suas atividades diárias.

Maia Coworking em Guarulhos é um ambiente dinâmico que conta com alta tecnologia, espaços confortáveis e recepcionistas para atendimento de seus clientes, recebimento de correspondências e documentos.

Entre em contato e receba mais informações e venha trabalhar no melhor coworking para advogados de Guarulhos. Estamos localizados no Shopping Maia, na Avenida Bartolomeu de Carlos, 230, Loja 2021.