O coworking, espaço de trabalho colaborativo baseado no compartilhamento de espaços e recursos, é uma tendência que chegou para ficar. No entanto, muitos profissionais, apesar de gostarem da ideia de trabalhar nesse ambiente, ainda têm dúvidas sobre como manter a produtividade no coworking.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial com dicas e estratégias para impulsionar o desempenho profissional em ambientes compartilhados. Acompanhe!

O que é o coworking

Coworking é um modelo de trabalho que envolve o compartilhamento de um espaço de trabalho por profissionais independentes, empreendedores, autônomos e empresas de diferentes áreas de atuação.

Nesse ambiente, várias pessoas e empresas trabalham lado a lado, compartilhando recursos, infraestrutura e ideias.

O espaço também costuma oferecer uma série de facilidades e serviços, tais como:

  • Conexão à internet de alta velocidade;
  • Impressoras,
  • Salas de reunião;
  • Áreas de descanso;
  • Café;
  • Serviços de recepção.

Por que trabalhar em um ambiente coworking?

Entre as vantagens de trabalhar em um coworking podemos citar:

  • Redução de custos;
  • Flexibilidade de horários e espaços,
  • Networking e acesso a uma comunidade diversificada de profissionais;
  • Ambiente de trabalho dinâmico e inspirador, que promove a criatividade e a colaboração entre os membros;
  • Oferece uma alternativa ao tradicional escritório corporativo, atendendo às necessidades dos trabalhadores autônomos e pequenas empresas.

Porém, para algumas pessoas, principalmente aquelas que se distraem facilmente, manter a produtividade no coworking pode ser um grande desafio.

Melhores formas de manter a produtividade no coworking

A seguir algumas dicas e estratégias para maximizar sua produtividade em um coworking:

1. Escolha o espaço adequado

Antes de ingressar em um coworking, pesquise e visite diferentes espaços para encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Considere fatores como localização, ambiente, infraestrutura, disponibilidade de salas de reunião e facilidades adicionais.

No mais, certifique-se de que o espaço se adapte ao seu estilo de trabalho e que você se sinta confortável nele.

2. Tenha seu material de trabalho sempre por perto

Para garantir sua produtividade no coworking tenha um notebook adequado ao seu trabalho, baterias, HD’s e  outras ferramentas necessárias para o bom andamento das tarefas.

E não se esqueça da garrafa de água, do lanchinho e do fone de ouvido.

3. Estabeleça uma rotina

Tudo bem ter horários de trabalho flexíveis, mas não dá pra chegar cada dia em um horário diferente.

Assim, estabeleça um horário para o início dos trabalhos e seja pontual.

Alinhe também suas atividades de acordo com o tempo reservado no espaço, mas evite criar rotinas apertadas. Do contrário, você vai acabar ficando esgotado e sua produtividade no coworking irá despencar.

4. Defina metas claras

Estabeleça metas diárias ou semanais para orientar suas atividades e manter o foco. As metas podem ser relacionadas a tarefas específicas, prazos ou objetivos de longo prazo.

Criar objetivos e definir metas é uma ótima maneira de se manter focado no trabalho e, é claro, um incentivo para quem quer produzir mais.

Mas, lembre-se de não criar objetivos impossíveis, pois isso pode ser frustrante, fazendo com que o efeito seja o contrário do que você deseja.

5. Gerencie seu tempo

Use técnicas de gerenciamento de tempo, como a técnica Pomodoro. Essa técnica é aquela em que você divide a rotina em períodos de trabalho seguidos de intervalos de cinco minutos. Você pode aplicar, por exemplo, 25 minutos de atividade intercalados com cinco de descanso.

Estabeleça também horários dedicados a tarefas específicas e evite distrações, como mídias sociais ou e-mails não relacionados ao trabalho.

E claro, use e abuse de ferramentas de produtividade, como aplicativos de lista de tarefas, para organizar e acompanhar suas atividades.

6. Colabore com os outros membros

Aproveite as oportunidades de interação e colaboração com os outros membros do coworking.

Conheça pessoas, participe de eventos e networking, compartilhe ideias, expertise e experiências com outros profissionais. Isso pode gerar insights, inspiração e até mesmo parcerias de negócios.

Mas atenção, estabeleça limites e respeite os outros, ou seja, evite interromper ou distrair os colegas, esteja atento ao volume do seu trabalho, às conversas telefônicas e ao uso de espaços compartilhados.

7. Faça pausas regulares

Tire intervalos regulares para descansar e recarregar suas energias. Faça pequenas pausas entre as tarefas para relaxar, esticar o corpo, tomar um café ou bater papo com outros membros do coworking.

Essas pausas podem ajudar a manter sua concentração e produtividade no coworking ao longo do dia.

Quer saber mais sobre produtividade no coworking? Confira nosso artigo Entenda por que trabalhar com coworking aumenta a produtividade.

Quer ter mais produtividade no coworking? Venha para o Maia Coworking em Guarulhos

Se você está à procura de um bom espaço para trabalhar, o Maia Coworking em Guarulhos pode ser a solução ideal para alcançar seus objetivos.

Localizado de maneira estratégica dentro do Parque Shopping Maia, e com a melhor estrutura disponível, o Maia oferece inovação e tecnologia em espaços diversificados, como: salas de reunião, consultórios, espaços compartilhados, estações de trabalho, auditório e muito mais.

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.