Embora o termo coworking tenha surgido após o ano de 2000, esse conceito de espaço compartilhado é muito mais velho e já era aplicado lá em 1903. Já no Brasil, os primeiros coworkings surgiram no ano de 2007.

Após os primeiros espaços de trabalho compartilhados serem inaugurados, os anos seguintes foram muito promissores e, com o passar dos anos, cada vez mais profissionais autônomos e empresas utilizam o coworking.

Para se ter uma ideia, em 2015 havia 6.500 posições de trabalho, enquanto em 2019 havia 58.383 pessoas trabalhando nesse modelo. A procura por esses espaços vêm crescendo devido à praticidade que oferece.

O fato é que o coworking está inovando a cada ano, trazendo espaços confortáveis para que os profissionais possam trabalhar de maneira efetiva.

Como funciona um coworking

O coworking é um local de trabalho compartilhado, onde o profissional aluga o espaço para trabalhar, fazer reuniões, etc.

Esse modelo traz diversas vantagens, uma vez que a empresa ou empreendedor pode utilizá-lo da maneira que desejar.

Por exemplo: Se uma empresa não possui uma sala de reunião, pode alugar somente esse espaço e pagar apenas pelo tempo que utilizar.

Fazer isso proporciona economia para a empresa que não precisará investir em uma sala de reunião, pois ela é pouco utilizada durante a jornada de trabalho.

Abaixo estão alguns serviços que um espaço de coworking pode oferecer:

·         Endereço comercial/ fiscal

·         Escritórios virtuais

·         Secretárias

·         Sala de reuniões

·         Áreas de lazer

·         Salas privadas

·         Salas de treinamento

·         Networking

Ou seja, tudo o que uma empresa física precisa para funcionar o coworking oferece.

Pesquisa sugere aumento de 97% na procura por coworking

Embora a pandemia do coronavírus tenha diminuído o faturamento de muitas empresas que oferecem esse serviço, os anos pós pandemia estão se mostrando muito promissores uma vez que, com a retomada dos trabalhos muitas empresas estão adotando esse modelo de trabalho.

Segundo a pesquisa da International Workplace Group, a procura por coworking aumentou consideravelmente no mundo inteiro e no Brasil não foi diferente, com um crescimento de 97% desse modelo de trabalho.

Por que o Coworking cresce tanto?

Pagar um escritório compartilhado pode parecer algo caro, mas, na verdade, é muito mais barato que o método convencional.

Por exemplo: Uma empresa que possui escritórios convencionais precisa gastar com:

·         Estrutura para comportar o quadro de funcionários

·         Custear a estadia do funcionário durante a jornada de trabalho

·         Quadro limitado de funcionários devido a limitação de espaço

Eliminando tais variáveis e contratando um coworking a média de economia gira em torno de onze mil reais mensais, proporcionando que esse valor aumente o faturamento da empresa.

Como se tornar um coworker?

Muitas empresas e empreendedores querem utilizar o coworking mas não sabem como fazer isso, por esse motivo deixamos abaixo um guia prático que ajudará qualquer pessoa a entrar no mundo do espaço de trabalho compartilhado.

1.      Definir quais os objetivos de utilizar o coworking

Os objetivos de utilizar um coworking podem ser variados, por exemplo: Alguns precisam somente de uma sala de reunião que será utilizada uma vez por mês enquanto outras pessoas necessitam de um local para trabalhar diariamente.

2.      Encontrar os locais que atendam às necessidades

Pesquisar os locais que atendam as necessidades é fundamental, por exemplo: Se o profissional precisa de algo específico pode não ser todas as empresas que oferecem esse serviço.

3.      Verificar valores e taxas que serão pagas

Cada empresa possui uma regra diferente quanto a forma de cobrar e serviços que oferecem em seus espaços de trabalho compartilhados.

4.      Contratar o serviço

A grande vantagem de utilizar um coworking é a comodidade e facilidade de contratação que não exige muita burocracia.

Seguindo os passos acima será possível encontrar um local adequado para desenvolver as atividades de trabalho.

Coworking na medida certa

Para quem não quer procurar e contratar um coworking sem medo, o Maia Coworking é a solução ideal quando o assunto é infraestrutura para trabalho.

Com boa localização, a empresa oferece diversas vantagens para seus clientes e, hoje, conta com o que há de melhor quando o assunto é espaço de trabalho compartilhado, melhorando a produtividade e, também, o bem estar dos profissionais que frequentam o local.

Para informações detalhadas, entre em contato com nossa equipe através de nossos canais de comunicação.